Nutrição Comportamental

“Comer não é só nutrir. É também uma festa, um ato social, um momento mágico que alimenta corpo e alma”. O Peso das Dietas – Sophie Deram


A Organização Mundial da Saúde define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência doenças”. Essa definição mostra como ser saudável envolve muitos aspectos além do peso. Envolve seu estilo de vida, a qualidade do seu sono, nível de estresse, entre outros fatores.


A Nutrição Comportamental é uma Abordagem que acredita que todos os alimentos podem ter espaço em uma alimentação saudável, respeitadas as questões de quantidade e frequência; e também que deve respeitar a história do indivíduo, levando em conta a forma de orientá-lo para uma vida mais saudável, contemplando os aspectos fisiológicos, culturais, sociais e emocionais da alimentação.


Para haver uma mudança duradoura e sustentável nos hábitos alimentares, não é a restrição alimentar ou a dieta, mas sim comer melhor em todos os sentidos: verificar a qualidade dos alimentos consumidos, como e porquê você come é tão importante quanto o quê você come, seu comportamento alimentar é tão importante quanto os nutrientes que você consome.